Buscar

lunes, 4 de junio de 2012

A Saúde Oral do Idoso

Esse trabalho quer apresentar uma visão abrangente sobre a saúde oral das pessoas idosas, discorrendo sobre os aspectos fisiológicos do envelhecimento dos componentes da cavidade oral e apresentando também os principais processos patológicos que afetam a saúde oral dos indivíduos da terceira idade, ainda que considerando as dificuldades em se delimitar esses dois processos.
Através de uma revisão da literatura o assunto se desenvolve, e são apresentados alguns dados relativos ao crescimento da população idosa e a mudança do perfil epidemiológico do "novo idoso" que surge, com diferentes necessidades orais em relação à geração anterior, tais como a diminuição do edentulismo, o aumento das cáries das superfícies radiculares e o incremento da doença periodontal.
Concluiu-se que com o aumento da população idosa, teremos nos próximos anos uma demanda por uma maior e mais diversificada atenção odontológica para esse grupo em particular. A profissão odontológica - incluindo associações de classe, o meio universitário e os diversos prestadores de serviço - devem estar cientes e alertas para essa questão, de forma a ampliar o estudo e a pesquisa nessa área.

1 comentario:

  1. As caries nos pacientes aumentam porque eles não sabem manter suas bocas limpas.
    Cada vez há mais pessoas que precisam atenção medica na área de periodontia, sobre tudo os adolescentes.

    ResponderEliminar