Esse trabalho quer apresentar uma visão abrangente sobre a saúde oral das pessoas idosas, discorrendo sobre os aspectos fisiológicos do envelhecimento dos componentes da cavidade oral e apresentando também os principais processos patológicos que afetam a saúde oral dos indivíduos da terceira idade, ainda que considerando as dificuldades em se delimitar esses dois processos.
Através de uma revisão da literatura o assunto se desenvolve, e são apresentados alguns dados relativos ao crescimento da população idosa e a mudança do perfil epidemiológico do "novo idoso" que surge, com diferentes necessidades orais em relação à geração anterior, tais como a diminuição do edentulismo, o aumento das cáries das superfícies radiculares e o incremento da doença periodontal.
Concluiu-se que com o aumento da população idosa, teremos nos próximos anos uma demanda por uma maior e mais diversificada atenção odontológica para esse grupo em particular. A profissão odontológica - incluindo associações de classe, o meio universitário e os diversos prestadores de serviço - devem estar cientes e alertas para essa questão, de forma a ampliar o estudo e a pesquisa nessa área.
As caries nos pacientes aumentam porque eles não sabem manter suas bocas limpas.
ResponderEliminarCada vez há mais pessoas que precisam atenção medica na área de periodontia, sobre tudo os adolescentes.